sábado, 6 de dezembro de 2008

Faça a diferença hoje - movimento aldeia sustentável

Diariamente, participantes do sistema de microblogagem Twitter recebem uma pergunta bastante oportuna, enviada publicamente pela twiteira Paula Signorini: o que você fez pelo meio ambiente hoje? Acompanhada pelas etiquetas #aldeiasustentavel ou #asustentavel, a iniciativa busca ser uma pílula de consciência e mobilização, mas não é uma atitude isolada. Há anos a bióloga Paula é "engajada", e foi durante o "call for action" do Global Forum America Latina que ela teve o estalo de publicar o blog Rastro de Carbono. Vejam abaixo a seção "sobre" do blog e envolva-se!

"O Rastro de Carbono começou como que por brincadeira e distração. Eu, Paula, bióloga, sem ter o que fazer mas trabalhando como voluntária numa ONG chamada Cambridge Carbon Footprint, comecei a notar que, no Brasil, pouco se falava sobre aquecimento global, efeito estufa, mudanças climáticas. E, quando se tentava falar que todos somos responsáveis pelos efeitos que sentimos em relação à poluição do ar, ao aumento na camada de ozônio, mudanças climáticas, mais de 40ºC no Paquistão, obviamente as pessoas não acreditavam.

Pois é. Ainda existe muita controvérsia científica, muito ainda deve ser estudado. Mudanças climáticas e aquecimento global não são o único problema da humanidade mas é um que potencialmente pode levá-la ao caos. Caos por guerras por água e comida. Caos por mudanças na temperatura. Caos por fome, doenças e outras tantas coisas.

O que acontece é que a mudança pode acontecer. E deve acontecer em você, em mim, nos nossos hábitos. E é tão fácil. Fechar a torneira pra escovar os dentes. Andar de transporte público uma vez por semana. Dirigir só quando se tem prazer. Reduzir o consumo de carne de, todos os dias da semana, por 6 dias da semana.

Ah! Mas se o outro não fizer? E se meu vizinho não fizer? E se meu melhor amigo não fizer??? Seja você e seja diferente. Faça a diferença hoje."

Então?! Navegue agora no Rastro de Carbono, pois informação é poder de ação!

Nenhum comentário: